|
Muito procurada e badalada, Guaibim tornou-se, ao longo dos anos, o grande point do surf na região. O mar de águas mornas é bom para banho durante a vazante das marés, já que costuma apresentar fortes ondas de repuxo durante a cheia. Suas areias são margeadas por coqueiros, resquícios de mata nativa e algumas barracas bem equipadas para servir os visitantes. No final da parte norte, encontra-se a foz do rio Jiquiriçá, um local excelente para o banho de água doce, pesca e esportes náuticos. Guaibim oferece uma completa infraestrutura, incluindo salva-vidas em toda sua costa.
São 22 km de praias de água cristalina e perfeitas para velejar, surfar ou fazer caminhadas pela faixa de areia. Guaibim é um verdadeiro paraíso para quem quer fazer um roteiro que alie o encanto do turismo ecológico ao conforto e à tranquilidade. O Guaibim tem inúmeros atrativos que agradam a todo tipo de visitante. Para os que buscam a adrenalina dos esportes náuticos há 75% de praias ainda virgens para se aventurar. Para quem procura relaxar, o clima e a paisagem oferecem um cenário perfeito.
Toda essa faixa litorânea é circundada por Mata Atlântica, coqueirais nativos e manguezais. Esse ecossistema riquíssimo forma uma APA (Área de Proteção Ambiental) onde é possível observar a fauna e flora quase intocadas. As aves das mais diferentes espécies são um dos destaques. O camarão é o crustáceo mais abundante no Guaibim. O município de Valença, onde fica a localidade de Guaibim, possui uma das mais expressivas criações de camarão em cativeiro do país.
Mamucabo, cercada de verde e com uma foz de águas vermelhas margeada por manguezais é um dos pontos inesquecíveis do Guaibim. A Praia Negra, com sua areia de tons escuros apresenta minerais que acredita-se serem medicinais. O Guaibinzinho, a praia de Taquari e a Ponta do Curral complementam uma viagem ideal para o lazer e o descanso. Guaibim possui também uma forte identidade cultural, com atrações para os que desejam conhecer um pouco da história do local. Uma boa pedida é visitar a Ponta do Curral, ponto mais extremo de Guaibim, a 11 km do Centro de Valença.
O lugar, uma praia ainda virgem com ecossistemas de mata Atlântica cercada por fazendas de coco, guarda uma forte ligação com a história de Valença: foi esse o ponto de desembarque das primeiras cabeças de gado que chegaram ao Brasil. Um porto natural, praia deserta e extensa faixa de areia que avança para o mar compõem uma paisagem apropriada para quem deseja um contato mais próximo com a natureza. |
|